terça-feira, 10 de novembro de 2009

POEMA DO HOMEM SÓ...! ( Não solitário..ok? )











Sós,
irremediavelmente sós,
como um astro perdido que arrefece.
Todos passam por nós
e ninguém nos conhece.
Os que passam e os que ficam.
Todos se desconhecem.
Os astros nada explicam:
Arrefecem
Nesta envolvente solidão compacta,
quer se grite ou não se grite,
nenhum dar-se de outro se refracta,
nehum ser nós se transmite.Quem sente o meu sentimento
sou eu só, e mais ninguém.
Quem sofre o meu sofrimento
sou eu só, e mais ninguém.
Quem estremece este meu estremecimento
sou eu só, e mais ninguém.




Dão-se os lábios, dão-se os braços
dão-se os olhos, dão-se os dedos,
bocetas de mil segredos
dão-se em pasmados compassos;
dão-se as noites, e dão-se os dias,
dão-se aflitivas esmolas,
abrem-se e dão-se as corolas
breves das carnes macias;
dão-se os nervos, dá-se a vida,
dá-se o sangue gota a gota,
como uma braçada rota
dá-se tudo e nada fica.
Mas este íntimo secreto
que no silêncio concreto,
este oferecer-se de dentro
num esgotamento completo,
este ser-se sem disfarçe,
virgem de mal e de bem,
este dar-se, este entregar-se,
descobrir-se, e desflorar-se,
é nosso de mais ninguém.



10 comentários:

maria do carmo disse...

Não sei se procede a minha percepção, pois há pessoas cujo caráter podemos conhecer à primeira vista, outras, por outro lado, mostram como são com o passar do tempo.Podemos então notar uma conduta duvidosa e uma personalidade oscilante, o que me deixa muito triste, já que procuro verdadeiramente ser sempre como sou. Essas pessoas se deixam levar por ilusões baratas e por aparência, o que as tornam patéticas .O que me entristece e ver a banalização e o barateamento de tudo"amizades fáceis, relacionamentos fast food" o que obrigatoriamente acaba em decepçoes.
A cada dia que passa, pessoas com caráter ilibado e conduta estável, torna-se mais difícil de vermos.
deixo aqui, apenas uma lágrima por essa gente...

Anónimo disse...

Palavras rebuscadas para dar um recado sem pé nem cabeça, girou, girou e nao saiu do lugar, rsrsrs
Fala mais simplesmente MC e dá o teu recado (vocabulário antigo).
Fica bem.rrsr

Anónimo disse...

Palavras rebuscadas para dar um recado sem pé nem cabeça, girou, girou e nao saiu do lugar, rsrsrs
Fala mais simplesmente MC e dá o teu recado (vocabulário antigo).
Fica bem.rrsr

maria do carmo disse...

Estou certa de que fui bem clara quanto ao meu recado, mesmo porque a pessoa para quem enviei aquelas palavras, possue um nível intelectual elevado além de ser alguém muito sensível.
Quanto a você, anônimo, sinto não poder dizer o mesmo, eu só posso lamentar por sua pobreza de espírito e falta de dicernimento.
Às vezes um pouco de imaginação faz bem às pessoas, assim como habilidade verbal.É uma pena que não posso compartilhar o que sinto, pelo fato de você ser uma pessoa tosca e iletrada.
Enfim, para um bom entendedor, meia palavra basta
Anônimo!, como dizia Cazuza, mostra a sua cara!!!...
beijos e até...rsrs

maria do carmo disse...

E.T.
Anônimo!!!
Arrogância e estupidez, não levam à lugar nenhum...

Anónimo disse...

Disseste muito bem, meia palavra basta, pq gastaste tantas?rsrsrsrsr
Iletrada?rsrsrsrsr Tu pensas......Oh dó!!!!!!!

maria do carmo disse...

Bem...é melhor você continuar no anonimato mesmo e seja um gênio para si próprio,que já é o bastante.Ponto final.
Beijinhos!!!..rsrs

Carla Martins disse...

Olá Manuel, gostei do poema...beijos

Anónimo disse...

A falta de cultura está em dizer que ele devia dizer menos..."Palavras rebuscadas para dar um recado sem pé nem cabeça, girou, girou e nao saiu do lugar". Quando se trata de uma poesia, as palavras nunca são demasiadas, além do que se ele tirasse um pedaço seria plágio. A poesia é de António Gedeão. E ele escreve super bem.

Anónimo disse...

cri...cri...cri...E um ano e meio depois ela comenta... kkkkkkkkkkkk, perdeste o endereço do teu blog Manuel????